segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Qual é o tamanho do Google ?

       Se você já se perguntou "qual é o tamanho do Google?", saiba que isso tem uma resposta bastante simples: cerca de 2 bilhões de linhas de código, de acordo com a Wired.
Em uma conferência de engenharia no Vale do Silício, a gerente de engenharia do Google, Rachel Potvin, disse que estimava que todos os serviços online do Google, somados, teriam algo em torno de 2 bilhões de linhas de código. Isso inclui todos os serviços, como o Google Maps, Plus, Pay, Photos, Gmail e Drive, mas não conta os sistemas operacionais Android e Chrome OS.
Para efeito de comparação, estima-se que o Facebook possua 20 milhões e o Windows chegue a 50 milhões de linhas de código, um número 40 vezes menor.
Todo esse código é armazenado em um único repositório, que Potvin acredita ser o "maior repositório de código do mundo" e gerenciado por um sistema chamado Piper, que controla as versões de cada modificação feita pelos engenheiros.
Todo esse código é distribuído por 10 datacenters da empresa e chega a ocupar 85 terabytes. Há também um sistema de bots que automaticamente gera arquivos de configuração necessários, facilitando a vida de quem precisa modificar 15 milhões de linhas de código por semana.
No entanto, nem tudo fica guardado nos mesmos lugares ou é acessível por qualquer pessoa. Código relacionado ao PageRank, conjunto de algoritmos que define quais páginas aparecem primeiro no Google, só pode ser acessado por alguns profissionais específicos, por exemplo.

Fonte-info

Nenhum comentário: