sexta-feira, 15 de junho de 2012

O que é ouro 750?

Já aconteceu de alguém te falar que uma jóia é de ouro 14 ou ouro 18? Vamos para a tradução do que isso significa: o ouro puro é um material muito, muito maleável. Se você tiver um anel 100% de ouro e cumprimentar alguém, num aperto de mão, o anel vai entortar, ficando oval.
Claro que ninguém quer uma jóia assim, tão delicada que parece feita de massinha de modelar. Então, o ouro é misturado a outros elementos, como o cobre, o zinco, a prata ou o paládio, formando uma liga metálica. Esses metais determinam a dureza da liga, mas também interferem na cor do ouro.
Para definir a quantidade de ouro numa liga, surgiu a expressão quilates (K), sendo que 24K equivalem a 100% ouro, ouro puro. Se falarmos que uma jóia é de ouro 18K, isso significa que ela tem 18 partes de ouro e seis partes de outros metais, ou seja, tem 75% de ouro. Daí, também, o termo ouro 750, mais usado na Europa. Então, ouro 18K ou ouro 750 é a mesma coisa. Se a jóia for 14K, isso significa que ela contém 14 partes de ouro, 10 de outros metais e assim por diante.


Se você olhar com lupa o interior de uma jóia, verá que muitas delas trazem um número impresso. Nas jóias da H.Stern, há sempre a marca 750 – referente ao ouro 750 ou 18K usado.
Muitos países têm legislação específica sobre o assunto. Nos Estados Unidos, por exemplo, é considerada jóia de ouro qualquer liga acima de 10K. Aqui no Brasil, tem que ser no mínimo 14K para a liga poder ser chamada de ouro.
Agora, esse quilate (K) nada tem a ver com o quilate (ct) usado para medir o peso de uma pedra preciosa. E isso cria uma confusão danada, porque o K é uma medida de pureza e o ct é uma medida de peso, duas coisas totalmente diferentes dentro da mesma palavra quilate. Um ct equivale a 1/5 do grama ou 200 miligramas.

Nenhum comentário: