sábado, 30 de abril de 2011

QUE OS TÁRSIOS PRODUZEM ULTRASSOM

Pesquisadores descobriram que o Társio, um dos menores primatas do mundo tem habilidades ultrassônicas. Ele consegue produzir e ouvir sons que fogem do alcance da audição humana.
O Társio mede apenas 13 centímetros e traz os olhos grandes e arredondados como seu grande diferencial. Porém, infelizmente, ele está ameaçado de extinção e só pode ser encontrado em ilhas do sudeste da Ásia, como Filipinas, Sulawesi, Bornéu e Sumatra.
Segundo notícia publicada no The New York Times:
“Ele possui vida noturna e é difícil de encontrar na natureza (também não está em nenhum zoológico). Por isso, para realizar o estudo, publicado em uma edição recente do periódico Biology Letters, os pesquisadores contaram com a ajuda de caçadores-coletores das Filipinas para capturar seis társios. Em seguida, usaram equipamentos de áudio para gravar os ultrassons emitidos por eles.
‘Alguns primatas emitem sons que contêm poucos elementos de ultrassons’, afirmou Nathaniel J. Dominy, um dos autores e antropólogo da Universidade de Dartmouth. ‘Contudo, o társio emite sons inteiramente dentro da frequência ultrassônica’, afirmou.”
Os cientistas perceberam que os társios pareciam emitir sons de alta frequência quando os humanos se aproximavam, como se quisessem avisar alguém sobre o perigo. Com isso, o társio acaba de entrar na lista do pequeno número de animais que emitem ultrassons, como os gatos domésticos, algumas espécies de morcegos e roedores.
Veja o vídeo:

Nenhum comentário: