terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O QUE DEEP WEB?


Deep Web (também chamada de Deepnet, Web Invisível, Undernet ou Web oculta) se refere ao conteúdo da World Wide Web que não faz parte da Surface Web, a qual é indexada pelos mecanismos de busca padrão.
Não deve ser confundida com a dark Internet, na qual os computadores não podem mais ser alcançados via Internet, ou com a Darknet, rede de compartilhamento de arquivos.
Mike Bergman, fundador da BrightPlanet e autor da expressão, afirmou que a busca na Internet atualmente pode ser comparada com o arrastar de uma rede na superfície do oceano: pode-se pescar um peixe grande, mas há uma grande quantidade de informação que está no fundo, e, portanto, faltando. A maior parte da informação da Web está enterrada profundamente em sites gerados dinamicamente, a qual não é encontrada pelos mecanismos de busca padrão. Estes não conseguem "enxergar" ou obter o conteúdo na Deep Web - aquelas páginas não existem até serem criadas dinamicamente como resultado de uma busca específica.
 A Deep Web possui um tamanho muito superior ao da Surface Web.

Uma das maiores dificuldades para os iniciantes na Deep Web é encontrar os sites que lá estão.
Antes de tudo é preciso saber que os navegadores comuns, como o Chrome o Firefox, IE e etc., não são capazes de acessar a maioria dos sites da Deep Web, é preciso baixar o TOR (https://www.torproject.org  ), isso porque os sites são criptografados e somente o TOR é capaz de quebrar a criptografia, além de manter o usuário no anonimato ( nem tanto).
Dito isso, e ciente dos riscos que está correndo ao navegar na Deep Web, você está preparado para começar a navegar, desde é claro que saiba como procurar as coisas por lá.
Eis alguns mecanismos de buscas utilizados para encontrar sites na Deep Web.
Ps.: Não se esqueça que o TOR é pesado e demora a acessar os sites, afinal, eles estão criptografados.
 O mais famoso buscador da Deep Web. Na verdade ele apenas indica links de acordo com os assuntos, e é nele que se encontram as porcarias mais sórdidas e podres da Depp Web. Mas Também tem muito site cultural por lá. Recentemente sofreram um ataque dos Anonymous por causa do compartilhamento de links de sites de pedofilia. Para acessar a Hidden Wiki, basta digitar no seu TOR o endereço: http://kpvz7ki2v5agwt35.onion/wiki/index.php/Main_Page e fazer suas buscas.
Agora vamos aos Sites de buscas mais decentes e importantes:
Esse buscador foi construído por um grupo de bibliotecas Norte Americanas entre elas University of California, Wake Forest University, California State University, and the University of Detroit. Dentre as muitas coisas que se pode pesquisar no Infomine estão informações de bancos de dados, periódicos eletrônicos, livros eletrônicos, boletins, listas de discussão, catálogos de bibliotecas on-line, artigos, diretórios de pesquisadores, e muitos outros recursos. O Endereço é http://infomine.ucr.edu/
É o mais antigo catálogo WEB e foi desenvolvido por alunos de Tim Berners-Lee, o próprio criador da WEB. Para usar pode se inserir o termo na caixa de pesquisa ou simplesmente clicar no menu vertical. Endereço: http://vlib.org/
Embora esteja centrado no Reino Unido, o Intute envolve as Universidades mais feras da Inglaterra, e sua navegação pode ser feita tanto por assunto quanto por palavras chaves para assuntos acadêmicos como Agronomia, medicina , engenharia e etc. Conta com ajuda On-line e tem mais de 60 tutoriais ensinando habilidades efetivas de buscas na Internet.: Endereço http://www.intute.ac.uk/
É um dos melhores buscadores da Deep Web, nele se encontra uma variedade enorme de assuntos que vão de Comida e bebidas, até assuntos militares, ou mesmo de meteorologia para agricultores. Um grande achado. http://aip.completeplanet.com/








Nenhum comentário: