domingo, 4 de novembro de 2012

O QUE É UMA LEBRE-DO-MAR ?


A lebre do mar é uma espécie herbívora e ela se alimenta de qualquer tipo de alga.
Para se locomover, elas se deslocam pelo fundo, podendo por vezes nadar.
A lebre do mar é hermafrodita, e sua cópula promove troca mútua de espermatozóides. Os ovos são depositados dentro de cordões gelatinosos amarelos, que ficam presos entre as algas ou em outro substrato e o desenvolvimento é direto.
As lebres-do-mar jovens são de cor avermelhada, enquanto que a cor das adultas varia desde o verde ao marrom, sendo por vezes vermelho e inclusive negro-violeta.Pensa-se que a cor de cada indivíduo, em particular, depende da sua alimentação.
Podem apresentar uma concha interna e uma cavidade posterior reduzida, onde se encontram as brânquias (cavidade paleal) ou não apresentar concha nem cavidade paleal, tendo as brânquias expostas. A concha é interna e pode medir 7 centímetros.
A lebre-do-mar pode chegar a medir até 20 cm mas o tamanho mais comum é entre 7 e 10 cm.
A lebre-do-mar é um animal lento e fácil de capturar, porem quando um inimigo se aproxima, ela libera uma secreção colorida.Um líquido semelhante a uma tinta púrpura, composto principalmente de amônia, e uma outra substância branca e leitosa, cujo principal componente é um aminoácido chamado taurina, a mistura afeta o olfato do predador e ao perceber a secreção, o inimigo perde repentinamente o interesse pela presa.Segundo os pesquisadores, trata-se de um caso de "fagomimetismo", processo em que uma presa imita outro animal ainda mais apetitoso para o seu caçador.
Filo: Mollusca
Classe: Gastropoda
Subclasse: Opisthobranchia
Ordem: Aplysiacea
Família: Aplysidae








Nenhum comentário: