quarta-feira, 10 de julho de 2013

Facebook: busca a partir de conteúdos compartilhados




O Graph Search, novo sistema de busca social do Facebook, começa a funcionar nesta segunda, 8, para usuários dos Estados Unidos e para quem acessa a versão em inglês do site. Ainda não há previsão de quando o recurso estará disponível em outros países.
O recurso, que foi apresentado em janeiro deste ano, deixará mais fácil o acesso a informações no perfil dos amigos e dos contatos em geral. O sistema mostra resultados baseados nos interesses dos usuários. Músicas, lugares, fotos e páginas que foram curtidas pelo usuário entram na busca e se tornam um meio para ter mais contatos e interações, segundo o presidente e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg. Ele disse ainda, que cogitou trabalhar com o Google, mas a Microsoft demonstrou maior disposição em fazer coisas específicas para a rede, por isso a busca social usa o motor do Bing.
A ferramenta traz uma nova barra de buscas na parte superior do site. Desde seu anúncio, no início de 2013, alguns usuários selecionados já puderam experimentar o recurso. Entretanto, as regras ainda não são claras. Dados pessoais e algumas informações que os usuários imaginavam ser privadas podem ser acessados por outras pessoas. A rede social ainda trabalha para explicar e definir quais dados pode entrar na busca social.
A grande diferença do Graph Search para a busca na web é que invés de usar palavras-chave, a busca social combina frases de conteúdos compartilhados no Facebook para fazer a pesquisa. Nesta primeira fase, a busca se concentra em pessoas, fotos, locais e interesses. Num segundo momento também será possível buscar em posts, comentários e ações.



Nenhum comentário: