domingo, 17 de outubro de 2010

TVs 3D sem óculos


Era uma questão de tempo para que o efeito 3D começasse a dispensar o uso dos desconfortáveis óculos. Ao que parece, a Toshiba conseguiu o feito --e acabou se tornando um dos destaques da Cea tec: a fila para ver a rápida demonstração durava mais que 30 minutos.


Foram exibidos dois modelos de TVs 3D sem óculos, um deles de 12 polega das e outro de 20 --eles es tarão à venda no Japão em dezembro. A tela de 12 po legadas, por exemplo, de ve sair por algo em torno de 120 mil ienes (cerca de R$ 2.436).


A empresa também mostrou um protótipo de 56 polegadas, ainda sem data de lançamento.

A demonstração foi feita em um ambiente total­mente controlado, mas o efeito final foi bastante bom. As imagens eram exi bidas em camadas que pa reciam se soltar da tela. A empresa parece ter conse guido --a próxima etapa é chegar à produção em sé rie de telas maiores.

Segundo a Toshiba, o efeito é obtido pela junção de um sistema de imagens e uma camada perpendi cular lenticular --compos ta por lentes que transmi tem as imagens em um plano horizontal.

Esses dois fatores são combinados com a tecno­logia de processamento de imagens da Toshiba e for mam-se nove imagens pa ralelas a partir do conteú do original. Ainda segun do a empresa, o painel de LCD com backlight LED exibe quatro vezes o nú mero de pixels de um pai nel padrão de Full HD.

Nenhum comentário: