terça-feira, 18 de agosto de 2009

Criminosos virtuais 'saturam' tráfego de sites em troca de dinheiro

Um esquema que tem se mostrado lucrativo para criminosos virtuais é a saturação de conexões de determinada página da Internet em troca de dinheiro. Os piratas "sequestram" o site e extorquem os proprietários. O último ataque deste tipo foi ao serviço de microblog Twitter.

Os crackers direcionam milhares de visitas a um endereço até que o servidor que abriga a página não sustente o tráfego. No entanto, isso só é possível se os computadores usados no golpe forem infectados previamente. Desse modo, ficam sob o comando dos criminosos.

De acordo com reportagem da agência de notícias France Presse, os sites mais "atacados" são os de comércio on line, bem como páginas de apostas e portais de bancos e instituições financeiras. Para eles, uma página fora do ar por algumas horas pode acarretar prejuízos gigantescos.

"Muitas vezes, as empresas optam por pagar do que deixar o seu site for do ar durante várias horas, já que isso pode causar milhares de dólares em prejuízos", revela um especialista em segurança da Internet. Ele disse, ainda, que muitos de seus clientes já foram vítimas do golpe da saturação.

"O problema com estes ataques é a dificuldade de evitá-los, além de ser impossível estar 100% imune e dos recursos disponíveis serem muito caros", explica Guillaume Lovet, perito da empresa Fortinet. As informações são do Portal Imprensa.
Leia mais no imirante

Nenhum comentário: