segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Aprenda a usar a função “print screen” e salvar as telas do seu PC

Dar um “print screen” é uma expressão que muita gente que usa computadores deve conhecer, mas nem todo mundo sabe exatamente o que é isso ou como fazer. Dar um “print screen” é nada mais do que capturar a imagem que está na tela do computador. Mas não basta simplesmente dar o “print”, deve-se também salvar esse resultado em algum lugar. Vamos ensina agora a salvar estas imagens geradas pelo “print screen” em duas soluções gratuitas, o Paint e o GIMP.

1. Primeiramente deve-se achar a opção “Print Screen” no seu teclado. Em computadores de mesa, ela normalmente se localiza do lado direito do botão “Backspace” ou próxima a esta área. Em notebooks, ela normalmente é um botão com duas funções acessível apertando duas teclas ao mesmo tempo. O “print screen” captura toda a tela visível no monitor, cabendo depois um corte em programas de edição.










2. Vamos primeiro salvar esta imagem no Paint. Para tanto, abra o programa que já vem instalado junto com o Windows e selecione “Arquivo”, “Novo” e depois dê o comando “Ctrl+V” para colar ou aperte o botão direito do mouse em cima da área em branco da imagem do Paint e escolha a opção “Colar”. Para salvar, vá até “Arquivo”, “Salvar como” e determine o nome da imagem, o local onde será salva e o tipo e arquivo.










3. Para cortar uma determinada área da imagem, escolha a ferramenta “Selecionar”, delimite a área na imagem, dê “Ctrl+C”, vá novamente até “Arquivo”, “Novo” e aperte “Ctrl+V”. Dependendo do tamanho da seleção, ficará sobrando um espaço branco na imagem. Você poderá “puxar” o canto direito inferior dele até ele sumir junto à imagem. Depois, é só ir novamente em “Arquivo” e “Salvar como” para gravar esta seleção.











4. No GIMP, para abrir a tela “printada”, depois de iniciar o programa aperte “Ctrl+V”. A imagem aparecerá na tela e poderá ser trabalhada. Se você só quer salvar, vá até “Arquivo”, “Salvar como” e escolha nome, local onde o arquivo será salvo e o tipo de extensão. O tipo mais usado de extensão é o JPG.













5. Agora, se você quer selecionar apenas uma parte da imagem, no GIMP é ainda mais fácil que no Paint. Basta escolher a “Ferramenta de Corte” na “Caixa de ferramentas” do programa, selecionar a área da imagem que quer recortar e apertar “Enter”. Todo o resto da figura será excluído e para salvar a seleção, basta ir em “Arquivo” e “Salvar como”.


Nenhum comentário: