sexta-feira, 15 de julho de 2016

Rodrigo Maia é o novo presidente da Câmara


       Em uma disputa decidida em segundo turno, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito, na madrugada desta quinta-feira, 14, o novo presidente da Câmara dos Deputados.
De um total de 460 deputados presentes na sessão, Maia obteve 285 votos, contra 170 do deputado Rogério Rosso (PSD-DF), apontado como o candidato favorito do governo. Houve cinco votos em branco. No primeiro turno, Maia obteve 120 votos, contra 106 de Rosso. O ex-ministro Marcelo Castro (PMDB-PI) ficou em terceiro lugar, com 70 votos.
A eleição para a presidência da Câmara foi acelerada após a renúncia, na semana passada, do então presidente afastado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que teve seu mandato suspenso em maio pelo STF. Desde então, a Câmara estava sendo comandada pelo vice-presidente Waldir Maranhão (PP-MA).
Rodrigo Maia, que é filho do ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM), ficará no cargo até 31 de janeiro de 2017, quando terminaria o mandato de Eduardo Cunha.
O DEM, partido de Rodrigo Maia, faz parte do governo Michel Temer, mas não integra o chamado “Centrão”, um bloco informal que reúne siglas mais de centro-direita e que são a base de sustentação do Planalto.
Rodrigo Maia chegou a ser cogitado para a liderança do governo na Câmara, mas foi preterido por André Moura, líder do PSC, que contou com o trabalho de Cunha nos bastidores. Após este episódio, Maia, que até então era considerado um aliado de Cunha, se afastou do peemedebista.
Em discurso após o anúncio da vitória, o novo presidente da Câmara dos Deputados agradeceu “ao PSDB […], ao PSB, ao PPS e ao DEM, meu partido […] Aos partidos que me ajudaram no segundo turno […]”, ressaltando que “vamos, a partir de amanhã, governar com simplicidade. […] Nós temos que pacificar esse plenário, temos que dialogar com a maioria, com a minoria”.

Nenhum comentário: