sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Mar: nível está subindo em ritmo acelerado


        Um grupo de cientistas analisou mudanças no nível do mar nos últimos três mil anos. O estudo revelou que a taxa de aumento, ocorrida no século XX, foi “muito provavelmente” mais rápida do que durante quase todo o período anterior.
“Nós podemos dizer com 95% de probabilidade que o aumento no século XX foi mais rápido do que nos outros 27 séculos”, disse o cientista climático Bob Kopp, da Universidade Rutgers. Ele e mais nove colegas de várias universidades são os responsáveis pela pesquisa, que foi publicada no Proceedings of the National Academy of Sciences.
O nível do mar aumentou cerca de 14 cm de 1900 até 2000, e este estudo sugere que isto ocorreu numa taxa de 1,4 mm por ano. Segundo a Nasa, a taxa atual é de 3,4 mm por ano, o que sugere que o aumento do nível continua acelerando.
O estudo culpa o aquecimento global no século XX. Além disso, a pesquisa revela que se não fosse pelos humanos interferindo no aquecimento do planeta, a chance do nível do mar aumentar tanto durante o século era bem pequena. O que acabou sendo um aumento de 14 cm seria algo em torno de uma queda de 3 cm e um aumento de 7 cm.
Os pesquisadores também fizeram previsões. Atualmente, num cenário de baixa emissão de gases poluentes, o aumento do nível do mar estaria entre 24 e 61 cm, enquanto num cenário de altas emissões, 52 a 131 cm.

Nenhum comentário: