sábado, 12 de setembro de 2015

Caminhada diária pode aumentar expectativa de vida

Um estudo realizado pela Universidade de Saarland, na Alemanha, revelou que praticar exercícios com frequência pode aumentar a expectativa de vida. A pesquisa, apresentado no Congresso Europeu de cardiologia, foi realizada com 69 indivíduos saudáveis e não fumantes, com idades entre 30 e 60 anos, que não praticavam atividade regularmente.
Durante seis meses, os participantes colocaram em suas rotinas exercícios aeróbicos, treinos de alta intensidade e de força. Após esse processo, todos tiveram amostaras de sangue recolhidas. Os exames revelaram que um processo antienvelhecimento foi acionado, o que ajudou na reparação do DNA antigo. "O resultado comprova que as pessoas que se exercitam regularmente, podem retardar o processo de envelhecimento", disse Sanjay Sharma, professor de doenças cardíacas da Universidade St. George´s, em Londres.
Já que nós não conseguimos evitar o processo de envelhecimento, podemos utilizar o exercício para parecer mais jovem e viver melhor. A atividade física, segundo os pesquisadores, oferece de três a sete anos a mais de vida. Além disso, o exercício é um ótimo antidepressivo, melhora a função cognitiva e alguns estudos ainda sugerem que ele retarda o aparecimento de demência.
A sugestão dos especialistas é: praticar, pelo menos, 25 minutos de caminhada ou corrida por dia. Você também deve considerar algumas mudanças na dieta e no estilo de vida, que podem diminuir as chances de desenvolver doenças cardíacas.


Nenhum comentário: