segunda-feira, 23 de junho de 2014

DERRAME CEREBRAL: capacete que detectar AVC

Cientistas suecos criaram um capacete capaz de detectar rapidamente se um paciente está sofrendo hemorragia ou tem um coágulo no cérebro.
O dispositivo aumenta as chances de recuperação de pessoas que sofrem acidente vascular cerebral (AVC). Isso porque quando uma pessoa sofre um AVC, médicos precisam trabalhar rapidamente para conter os danos causados pela morte dos tecidos cerebrais.
O dispositivo funciona através de microondas lançadas no cérebro. As microondas criam imagens que permitem avaliar o órgão e descobrir possíveis danos. Até o momento, foram feitos testes bem sucedidos com o capacete em 45 pacientes. O estudo foi publicado no periódico especializado Transactions on Biomedical Engineering.
Cientistas das instituições Universidade de Tecnologia Chalmers, Academia Sahlgrenska e Hospital Universitário Sahlgrenska, responsáveis pela criação, esperam tornar o capacete disponível para equipes de socorro de ambulâncias.
“A possibilidade de descartar a hemorragia já na ambulância é um grande avanço que trará muitos benefícios no tratamento de derrame agudo”, diz Mikael Persson, um dos cientistas envolvidos no estudo.

Nenhum comentário: