sábado, 22 de março de 2014

PEIXE ARQUEIRO

O peixe arqueiro é famoso por conseguir "disparar" um jato d'água contra algum inseto na superfície enquanto submerso. Além disso, o peixe analisa a trajetória de queda da presa para determinar em qual ponto da água ela irá cair (veja no vídeo abaixo).
Agora, um estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) aponta que o peixe arqueiro tem a mesma capacidade de processamento visual que os humanos, mesmo não possuindo o córtex visual, área do cérebro humano que realiza avançadas operações visuais.
Os humanos apresentam uma habilidade de visualização baseada em orientação, o que essencialmente significa que os objetos orientados de maneira diferente do que os seus fundos tendem a "saltar aos olhos". Essa capacidade, que nos ajuda a identificar rapidamente as coisas importantes em nosso campo visual, vem de uma área do cérebro chamada córtex visual.
O peixe arqueiro não possui o córtex visual, mas sua precisão impressionante na hora da caça levou uma equipe de cientistas de Israel a pesquisar os motivos pelo qual estes peixes apresentam a mesma habilidade que os humanos.
Segundo os pesquisadores, há dois cenários possíveis para a constatação de que o peixe arqueiro tem a mesma habilidade visual que os humanos. Em primeiro lugar, é possível que o peixe arqueiro e os seres humanos têm um ancestral comum com a capacidade. Este cenário sugere que a identificação visual baseada em orientação é tão útil que foi conservada nas duas espécies durante milhões de anos. Por outro lado, também é possível que a habilidade tenha evoluído de forma diferente em cada espécie.
Veja o vídeo

Nenhum comentário: