terça-feira, 29 de outubro de 2013

Japoneses criam dispositivo que transmite cheiro pelo celular

Uma empresa japonesa desenvolveu um dispositivo que permite enviar cheiros em mensagens enviadas por celular. Batizado de Scentee, o dispositivo pode ser conectado no aparelho e vem acompanhado de uma série de cartuchos com odores específicos que podem ser combinados para criar outros cheiros. O dispositivo será lançado no próximo mês, no Japão.

“Se você está de muito bom humor e quer mandar uma mensagem agradável para seu amigo, pode mandar com um perfume. Mas também é possível mandar um gás fedido, se você teve um dia ruim”, diz Adrian Cheok, professor de computação da City University London  que ajudou a desenvolver o dispositivo.

Para Cheok a ideia inovadora pode ter muitas utilidades no futuro. “Imagine, por exemplo, que seu pop-star preferido possa lhe enviar uma mensagem de celular, mas com um cheiro junto”, diz o professor.

A ideia de transmitir cheiros não é nova e já foi tentada no setor de cinema. Nos anos 1960, um dispositivo chamado Smell-O-Vision foi criado com o objetivo de transmitir cheiro aos espectadores durante a apresentação de um filme. A ideia era fazer com que o público interagisse com o filme de uma forma diferente. O projeto não vingou e acabou sendo abandonado.



Nenhum comentário: