terça-feira, 29 de outubro de 2013

Aplicativos para educar os filhos

Esquemas de estímulos e punições não funcionam mais. Os pais americanos se perguntam o que poderia ser feito para fazer com que seus pestinhas comam comidas saudáveis. Uma vez que pequenos bagunceiros nunca escutam o que seus pais falam, mas prestam bastante atenção a telas de computador, muitos pais esperam que os aplicativos possam ter sucesso em áreas em que eles fracassaram.
Coisas que são boas para crianças – como legumes, matemática, tarefas domésticas e olhar para os dois lados antes de atravessar a rua – não são divertidas. De modo que os criadores de aplicativos que consigam tornar essas tarefas mais divertidas certamente lucrarão bastante.
As vendas de software educacionais, conteúdo digital e serviços relacionados, nos EUA, talvez cheguem a US$ 7,8 bilhões por ano, estima a Software & Information Industry Association. As escolas são as maiores clientes, mas os pais também estão chegando.
Alguns aplicativos parecem funcionar. Vários estudos sugerem que jogos on-line ou de dispositivos portáteis podem induzir as crianças a comerem mais frutas e verduras. O projeto antiobesidade infantil de Michelle Obama avalia positivamente o Easy Eater, um aplicativo que permite às crianças registrarem o que comeram em um iPad e que dá pontos para quem come brócolis. Outros aplicativos procuram encorajá-las a ajudar nas tarefas do lar.

Nenhum comentário: