quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Espionagem: agência dos EUA monitora transações bancárias

Uma reportagem publicada pela revista alemã Der Spiegel revelou mais um capítulo no escândalo de espionagem dos EUA.
De acordo com a revista, a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês) monitora transações bancárias e com cartões de crédito de empresas como Visa e Mastercard.
A reportagem foi baseada em documentos secretos divulgados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden. Ainda segundo aDer Spiegel, a agência norte-americana monitora de forma abrangente e efetiva fluxos financeiros globais, reunindo essas informações em uma poderosa base de dados.
Um relatório interno da NSA ressalta que as transações financeiras são o “calcanhar de Aquiles” dos terroristas. A agência também busca interceptar transferências ilegais de armas e monitorar o campo dos crimes cibernéticos.
A reportagem ressalta ainda que o monitoramento dos fluxos de dinheiro em todo o mundo permite a identificação de crimes políticos.
A Visa declarou que “leva a sério a segurança de dados e, em resposta a qualquer tentativa de invasão, buscaríamos todos os recursos possíveis na extensão da lei. Além disso, a política da Visa é de fornecer informações sobre transações em resposta a mandados ou outro processo legal válido”. A Mastercard não fez qualquer comentário.


Nenhum comentário: