segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Bactérias que vivem no intestino humano tem papel comprovado no ganho ou perda de peso

As trilhões de bactérias que vivem em nosso intestino ajudam a digestão, produzem vitaminas, aminoácidos e determinam se uma pessoa é gorda ou magra. Agora, uma pesquisa feita pela Washington University envolvendo camundongos e humanos descobriu uma nova função para essas bactérias.
Durante a pesquisa, foram transferidas bactérias intestinais de pares de irmãos gêmeos, um obeso e outro magro, para o intestino de dois camundongos diferentes.  Como resultado, o camundongo que recebeu a bactéria dos gêmeos obesos, ganhou peso. Já o que recebeu a dos gêmeos magros, continuou com o mesmo peso.
O estudo foi publicado no jornal científico Science. Apesar do sucesso do experimento, Jeffrey I. Gordon, Um dos líderes da pesquisa, disse que é preciso cautela. Ele diz que ainda é preciso descobrir qual das bactérias foi responsável pela mudança de peso. Assim os tratamentos futuramente desenvolvidos poderão ter apenas essas bactérias como foco, ao invés de fezes humanas.
Gordon também ressaltou que embora as bactérias intestinais estejam em alta no setor científico, a biologia humana é mais complexa e a obesidade envolve outros fatores como genética e dieta.




Nenhum comentário: