segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Uso prolongado de telefones celulares pode aumentar o risco de desenvolver câncer

Pesquisadores de Tel Aviv, Israel, provaram pela primeira vez a ligação entre o uso de telefones celulares e o câncer.
O estudo, conduzido por Yaniv Hamzany, da Universidade de Tel Aviv, oferece a primeira prova conclusiva de que o uso prolongado de telefones celulares pode aumentar o risco de desenvolver câncer.
De acordo com os pesquisadores, o aumento do uso de telefones celulares desencadeia preocupações crescentes sobre os efeitos nocivos da radiação em tecidos humanos localizados perto da orelha.
O estudo foi realizado por meio da análise da saliva de 20 pessoas. Cada uma delas disse que usa o celular, em média, oito horas por mês — um número baixo, segundo Dr. Hamzany.
Os pesquisadores compararam os dados obtidos a partir desse grupo de 20 pessoas com os de um grupo de controle composto por pacientes surdos, que não colocam o telefone celular no ouvido.
Os usuários de telefone celular apresentaram um aumento significativo na medição do estresse oxidativo nas glândulas salivares, que está associado a alterações celulares e genéticas que podem provocar o desenvolvimento de tumores.
Dr. Hamzany ressaltou que “isso sugere que há considerável estresse oxidativo sobre o tecido e as glândulas que ficam próximos ao telefone celular quando ele está em uso”.


Nenhum comentário: