terça-feira, 6 de agosto de 2013

Tecnologia de Gerenciamento de Provas: fim da “cola”

Alguns alunos podem até não gostar da novidade, mas estes também serão beneficiados com as vantagens do novo Sistema de Gestão de Provas (SGP). Criado pela Starline Tecnologia, empresa mineira de desenvolvimento de software, o programa utiliza as novas tecnologias a favor da educação. O SGP permite elaborar provas escolares e de concursos de forma inteligente, automatizada e personalizada, o que evita fraudes, falsificações e a famosa “cola” entre os alunos. O sistema revolucionou os métodos tradicionais de fazer provas e deverá beneficiar mais de 18 milestudantes de ensino médio, graduação e candidatos de concursos públicos.
Com o SGP, a elaboração das provas é feita pelos professores dentro da plataforma do próprio sistema, que pode ser realizado de forma online ou offline. Dessa forma, podem ser criados critérios de distinção entre as provas, como alterar a ordem das questões e das alternativas de acordo com os perfis dos alunos. Todas as páginas são identificadas com os dados de cada estudante, o que impossibilita a troca das folhas durante o exame. Nos casos de elaboração de provas para concursos ou Enem, o sistema também pode criar restrições de acessos às questões a cada professor, evitando que ocorram vazamentos.
Depois de corrigido, o material é disponibilizado em formato digital tanto para a instituição de ensino quanto para os alunos, que podem acessar pelo computador, tablet ou dispositivos móveis. Dessa forma, a coordenação pode ter maior controle sobre o conteúdo que é cobrado pelos professores que, por sua vez, terão de ter maior comprometimento com relação aos cronogramas, elaboração e revisão das provas. Além disso, o armazenamento digital evita atrasos, elimina os riscos de as provas serem extraviadas e servem de documento em casos de questionamentos internos ou jurídicos. “Com a redução do tempo gasto com esse processo, os professores poderão se dedicar a atividades mais relevantes com seus alunos”, explica a diretora de Operações da Starline, Priscilla Costa Fonseca. Esse tempo pode ser menor ainda com a aplicação de provas online, também auditável pelo SGP.
Além de baixo custo, o Sistema de Gestão de Provas traz benefícios imensuráveis para as instituições. Segundo o CEO da Starline, Paulo Gentil, hoje existem diversos recursos para inibir as técnicas utilizadas pelos alunos ou candidatos para burlar as provas. “Principalmente em aplicações de provas em grandes proporções, como em concursos públicos, é preciso ter um rigoroso padrão de gestão das provas, a fim de garantir a confidencialidade das questões, correções, resultados e, sobretudo, o conforto das instituições e alunos”, completa.
De acordo com Luiz Flávio F. B. Oliveira, coordenador de TI da PUC Minas Virtual, o sistema reduz a possibilidade de “cola” entre os alunos na medida em que gera provas individualizadas, modificando, por exemplo, a ordem das questões. Com o novo sistema de gestão, tanto o professor terá mais conforto e facilidade para gerir as provas, quanto o aluno terá mais garantia de um processo justo e eficaz. Desse modo, acredita-se que as provas possam deixar de ser um momento de pressão e desgaste para ambos os lados, e possa se tornar um mecanismo eficiente de avaliação, seleção e aprendizado.

Nenhum comentário: