sábado, 20 de julho de 2013

Embrapa cria ‘super comida’ para combater a fome

Para combater a fome e a desnutrição, o Brasil está desenvolvendo uma espécie de “super comida”. Conhecidos como biofortificados, os alimentos estão sendo desenvolvidos com seus principais nutrientes potencializados.
Feijão com alto teor de ferro, batata doce com vitamina A concentrada, arroz com bastante zinco, entre outros alimentos, fazem parte do plano desenvolvido pela Embrapa para combater a desnutrição no país, especialmente entre a camada mais pobre da população.
“Não se trata de alimentos transgênicos, mas biofortificados. Queremos uma dieta balanceada. A técnica ataca a raiz do problema e é voltada para a população carente. É um método viável tanto financeiramente quanto cientificamente” , diz Marília Nutti, coordenadora do projeto.
A técnica consiste na seleção de sementes que apresentam as características desejadas de nutrientes. Não é utilizada a manipulação genética dos alimentos. As sementes biofortificadas são distribuídas para escolas públicas de várias cidades do país, por meio de pedidos que podem ser feito pelas prefeituras ou pelas próprias escolas.

Nenhum comentário: