quarta-feira, 12 de junho de 2013

¿Brasil: ex-país do futebol? Será ¿

Um reportagem da BBC Brasil revelou os desafios que o futebol enfrenta no Brasil para manter o título de “paixão nacional”. O chamado “país do futebol” corre o risco de se tornar o “ex-país do futebol”?
De acordo com a reportagem, o cenário do esporte no país não anda bem: os estádios estão cada vez mais vazios, a audiência na TV em geral está baixa, os clubes estão endividados e a seleção não está em uma boa fase.
Em contrapartida, as cotas de TV e de patrocínio estão em alta, alguns jogadores de alto nível têm sido mantidos no país ou mesmo repatriados e, além disso, há uma alta expectativa por conta da Copa e da inauguração de novos e modernos estádios.
A ausência de público nos estádios é um dos principais problemas atuais do futebol brasileiro. Essa tendência vem se acentuando nos últimos anos. Até mesmo campeonatos nacionais de países que não têm tradição no esporte, como EUA, Japão e China, vêm atraindo mais público do que os torneios no Brasil.
O jornalista esportivo Juca Kfouri diz que o “Brasil não é nem nunca foi o país do futebol”. Segundo ele, a maioria das pesquisas de opinião pública no país aponta que cerca de um quarto dos brasileiros não se interessa por futebol.
O consultor de gestão esportiva Amir Somoggi ressalta que certamente o futebol é o principal esporte do Brasil, o que não significa que o Brasil possa ser chamado de “o país do futebol”.
Alto preço dos ingressos
Fernando Ferreira, diretor da Pluri Consultoria, cita como fatores que contribuem para a diminuição do público nos estádios o excesso de jogos com qualidade ruim, a diversificação das opções de entretenimento, a concorrência da TV, a violência nos estádios, a popularização dos campeonatos europeus e, principalmente, o alto preço dos ingressos no Brasil.
Analistas ressaltam ainda que o crescimento nas assinaturas de pacotes de futebol na TV por assinatura também ajuda a afastar o público dos estádios e a elitizar o público do futebol.
Fonte-opiniao


Nenhum comentário: