quinta-feira, 13 de junho de 2013

Aviões-robô serão usados na Copa das Confederações

A Força Aérea vai usar aviões-robô para monitorar os jogos de abertura e encerramento da Copa das Confederações deste ano. As partidas ocorrerão nos dias 15 e 30 de junho nos estádios Mané Garrincha (Brasília) e Maracanã (Rio de Janeiro).
“Vamos usar os Vants (sigla para Veículos Aéreos Não-Tripulados) para monitorar os estádios com segurança e sem interferir no tráfego aéreo, que terá restrições durante as partidas”, disse o brigadeiro Mário Luís da Silva Jordão, do Centro de Operações Aéreas da FAB.
Os aviões serão equipados com câmeras, radares e sensores capazes de monitorar o movimento de pessoas e veículos. Os dados captados serão enviados a uma base de monitoramento.
De acordo com o coronel da aeronáutica Donald Gramkow, os aviões-robô não representam perigo para a população. “Não há risco nenhum para as pessoas ao sobrevoarmos os estádios. E nem sempre estaremos em cima da multidão. Durante as partidas há um espaço aéreo segregado, em que não é possível o tráfego de aeronaves. Só helicópteros da polícia irão transitar por ali”, explica Gramkow.
O uso de aviões-robô fora do contexto de guerra vem ganhando espaço em diversos países.
Na Alemanha, o governo anunciou que vai utilizar aviões-robô para monitorar linhas de trem e coibir a ação de pichadores. A Deutsche Bahn, empresa responsável por administrar os trens no país, afirma que vândalos causam um prejuízo milionário em despesas com limpeza. A empresa estima um total de 14 mil pichações ao ano.
Os aviões serão usados perto das estações para captar a movimentação de pessoas. Segunda a Deutsche Bahn, imagens que não registrarem vandalismo serão apagadas.


Nenhum comentário: