terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Paulista cria aplicativo para ajudar na busca por pessoas desaparecidas

As estatísticas do desaparecimento de pessoas no Brasil assustaram o jovem Johnny Hederson, de apenas 19 anos. “Estava assistindo uma reportagem e me bateu aquela pergunta: Será que existe um aplicativo para fazer a divulgação rápida já no momento do desaparecimento?”, diz o paulista, que faz um curso de sistemas da informação. Foram três dias de pesquisa, diz Hederson, para descobrir que ninguém no Brasil fazia um serviço do tipo.
Com a ideia em mãos, Hederson se juntou a outros três sócios para criar o Find People. Enquanto o jovem paulista mora no Rio de Janeiro, Leandro Neves, Bruno Lira e Daniel Amaral formam a base da empresa em Maceió.
“Foram três meses de trabalho e lançamos oficialmente o aplicativo na semana passada”, lembra Hederson. Por enquanto, o programa funciona com uma base de dados de pessoas desaparecidas já existente, mas cada usuário que entra pode cadastrar mais gente. “Pedimos algumas informações sobre a pessoa, como a idade, a data de nascimento, o último lugar em que foi visto”, explica.
Além disso, enviar uma foto ajuda bastante no processo. “Nós ligamos para quem não coloca foto para pedir, porque é importante”, conta o jovem. A equipe do Find People que fica em Maceió recebe os dados e os checa, para pedir mais informações e perguntar se houve mesmo o desaparecimento. Segundo a startup, já são 150 pessoas desaparecidas cadastradas na base.
Para o futuro, Hederson tem grandes planos para o Find People. Ele conta que a companhia pensa em criar uma tecnologia de reconhecimento fácil para o “app”. “Quando você vê uma pessoa na rua, por exemplo, poderá apontar a câmera e o software vai dizer se ela está entre os desaparecidos”, disse o jovem.
Disponível para iOS (acesse aqui) e Android, a equipe do Find People já está criando uma versão para Windows Phone.


Nenhum comentário: