quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Matemática: resolvido um dos grandes problemas do mundo


Um americano e uma espanhola anunciaram ter resolvido um dos grandes problemas matemáticos do século 20, que muitas pessoas tentaram comprovar antes deles, sem sucesso.
A teoria dos "subespaços invariantes em espaços de Hilbert" foi formulada nos anos 1930 pelo húngaro-americano John von Neumann e se baseou na teoria do matemático alemão David Hilbert (1862-1943). Segundo o problema, todo operador em um espaço de dimensão infinita possui um subespaço próprio que não varia.
No entanto, até agora ninguém tinha conseguido demonstrar a correção do enunciado. Por isso, a descoberta de Carl Cowen e Eva Gallardo representa um "marco histórico", considerou o presidente  da Sociedade Matemática Espanhola, Antonio Campillo, na apresentação da descoberta, que coincidiu com o congresso da instituição em Santiago de Compostela, no noroeste da Espanha.
Cowen, da Universidade de West Lafayette, nos EUA, admitiu que se trata de um conceito difícil de entender porque vai além das três dimensões do nosso mundo.
Para tentar explicá-lo, ele usou uma bola de basquete: "Se você gira uma bola, ela sempre gira sobre um eixo", demonstrou. Então, "podemos imaginar, talvez não com muita clareza, uma bola de dimensão infinita e um espaço de dimensões infinitas" e provar que assim ela também pode girar, explicou.
Apresentada em uma curta solução de menos de 20 páginas, a fórmula de Cowen e Eva foi analisada por três especialistas que não encontraram erros, ao contrário do ocorrido no passado com os trabalhos de outros matemáticos, asseguraram os autores.
Para solucionar o problema, que exigiu três anos de trabalho, os dois cientistas optaram por abordá-lo a partir da teoria das "funções de variável complexa", explicou Eva, que atua na Universidade Complutense de Madri. Segundo ela, "é uma perspectiva diferente da habitual que talvez tenha dado a chave".
O impacto da descoberta "será imediato e de enorme transcendência" para a comunidade matemática mundial, afirmou Campillo, tanto por sua contribuição para a ciência básica quanto por suas possíveis aplicações práticas.

Nenhum comentário: