quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Megaupload: fundador pode ter sido vítima de espionagem ilegal



Uma investigação acerca de espionagem ilegal sobre Kim Dotcom e outros executivos do Megaupload foi aberta a pedido do primeiro-ministro da Nova Zelândia, John Key. Segundo o jornal El País, há suspeita de que a Agência de Segurança do Governo, conhecida como GCSB, tenha praticado os atos de espionagem.
Conforme comunicado divulgado pelo governo neozelandês, foi o chefe da GCSB, Ian Fletcher, quem informou a Key que a organização teria agido "ilegalmente" para localizar Dotcom e outras três pessoas do Megaupload durante a operação que resultou na prisão deles em janeiro de 2011.
"Dou boas-vindas à investigação de JohnKeyPM para os atos ilegais da GCSB", publicou o fundador do Megaupload no Twitter, sobre a ação do governo da Nova Zelândia.
A revelação de Fletcher é a mais recente de uma série de erros expostos pelas autoridades neozelandezas sobre os próprios esforços do governo daquele país para ajudar o governo dos Estados Unidos na prisão de Dotcom e seus colegas, jogando ainda mais incertezas sobre o caso.
A extradição de Dotcom da Nova Zelândia para os EUA seria julgada em agosto deste ano e foi adiada para março de 2013, devido às irregularidades encontradas no processo.

Nenhum comentário: