terça-feira, 11 de setembro de 2012

Cientista acredita existir um habitat significativo para microorganismos abaixo da superfície da Terra


Cientistas escoceses da Universidade de Aberdeen desenvolveram uma simulação por computador que pode encontrar planetas, em sistemas solares distantes, onde há possibilidade de existência de vida.
O equipamento permite a identificação de planetas que mantenham água líquida de forma subterrânea, por meio do calor em seu interior. Eles pretendem apontar quais planetas podem ter reservatórios profundos de água.
Os estudos desenvolvidos pela universidade até então buscavam lugares em que a água provavelmente se apresentasse na superfície do planeta e para isso este precisaria estar a certa distância de seu sol, ou seja, dentro da chamada zona habitável.
Para o pesquisador Sean McMahon, responsável pelo projeto, um planeta pode produzir calor interno suficiente, de maneira que produza grandes reservatórios de água líquida, o que poderia sustentar formas de vida, não importando quão longe ele estivesse do sol, mesmo fora da zona habitável.
Os cientistas também defendem que estas camadas profundas da superfície podem abrigar vida, desde que haja água. Um deles é John Parnell, que também participa do projeto, e que acredita existir um habitat significativo para microorganismos abaixo da superfície da Terra, o que poderia ser por muitos quilômetros abaixo da superfície. O mesmo poderia ocorrer em outros planetas.

Nenhum comentário: