terça-feira, 24 de julho de 2012

Tecnologia:Microsoft pode tornar canetas Stylus mais precisas

A Microsoft planeja criar uma caneta Stylus que permita que os usuários interajam com telas de quaisquer dispositivos, mesmo aqueles que não possuem telas sensíveis ao toque. De acordo com o site Technology Review, uma publicação do Massachussets Institute of Technology (MIT), a nova tecnologia usa uma câmera para monitorar os movimentos da caneta, além das informações dos sensores da tela.
Canetas stylus voltaram a se popularizar com lançamento do Galaxy Note, da Samsung.
Dessa forma, o dispositivo poderia reconhecer, com maior precisão, os movimentos que os usuários estão fazendo com a caneta ao interagir com a tela.
Segundo o site, ao passar a ponta da caneta sobre a tela, a câmera identifica os pixels da imagem e envia a informação precisa para o dispositivo, em tempo real. Na prática, a tecnologia envia as informações para o computador com a mesma velocidade de um mouse sem fio.
Os pesquisadores da Microsoft já desenvolveram um protótipo da caneta, mas agora o projeto está em discussão e a empresa decidirá se ele se tornará (ou não) um produto comercial. Uma das razões do interesse da empresa na nova tecnologia pode ser a compatibilidade tanto com tablet como notebooks e desktops, já que o Windows 8 funcionará nos diferentes produtos. Ela poderia facilitar o uso de alguns recursos do sistema.
Depois de anos longe do mercado, as canetas Stylus voltaram a aparecer com o lançamento do Galaxy Note, híbrido de smartphone e tablet, que permite desenhar e fazer anotações na tela. Depois do lançamento, outros fabricantes também lançaram produtos acompanhados pela caneta, como o tablet Asus Taichi, apresentado durante a Computex 2012, maior feira de tecnologia da Ásia, em junho.

Nenhum comentário: