terça-feira, 26 de junho de 2012

Facebook muda e-mail dos usuários sem avisar


Se estiver no Facebook e não tem acedido recentemente ao seu perfil, pode ter uma surpresa. É que o Facebook mudou o seu e-mail de referência para um endereço @facebook.com em seu nome.

A criação de um perfil na rede social origina automaticamente um e-mail, desde que o Facebook lançou um serviço de correio eletrónico, em 2010. Mas agora os responsáveis da empresa foram mais longe e definiram-no como «default» nos perfis, ocultando o e-mail que cada pessoa tinha escolhido introduzir. A alteração promovida pelo Facebook começou por ser notada e comentada nas redes sociais, com muitas críticas pelo facto de o processo ter acontecido sem avisar os utilizadores.

Os e-mails que forem enviados para esse endereço que o Facebook criou em nome de cada utilizador caem na respetiva caixa de mensagens na rede social. É um processo que começou há algumas semanas e ainda estará em curso, estendendo-se em breve aos 900 milhões de utilizadores do FB.

«O que fizemos foi mostrar como default a morada de Facebook, para torná-lo consistente para toda a gente», diz à CNN Meredith Chin, responsável pela comunicação de produtos da empresa, defendendo a ideia de que o objetivo é tornar mais fácil o contacto entre os vários utilizadores, e permitir-lhes manter os outros contactos de e-mail privados.

«Foi apenas uma escolha que fizemos. Se continuar a dar confusão, podemos acrescentar uma notificação», admite ainda Chin, agora no USA Today, acrescentando que os utilizadores foram notificados, no topo da sua página de entrada, que passariam a ter um endereço de e-mail Facebook. De qualquer forma, nunca foi explicado que os endereços originais de e-mail seriam ocultados.

O utilizador pode editar esta funcionalidade no seu perfil, na opção Informação de Contacto. Basta selecionar editar e escolher o e-mail

Nenhum comentário: