domingo, 6 de maio de 2012

Entenda as alterações nas regras da poupança

A partir desta sexta-feira, 4, a caderneta de poupança, a aplicação financeira predileta dos brasileiros, terá novas regras, que terão validade apenas para as contas poupança que forem abertas a partir de agora ou para novos depósitos nas contas já existentes.
O dinheiro depositado na poupança, que hoje rende 0,5% ao mês mais a variação da Taxa Referencial (TR), passará a render 70% da taxa básica de juros da economia brasileira (mais a variação da TR), mas só quando a Selic estiver em 8,5% ao ano ou em patamar menor.
Com a Selic atual, nada muda
Imediatamente, portanto, nada muda. Isso porque a Selic está atualmente em 9%. A expectativa é de que a Selic atinja o patamar de 8,5% já nos próximos meses. Especialistas dizem que se a taxa básica de juros atingir o patamar pretendido pela presidente Dilma, que é de 2%, a poupança renderá até 18% menos.
Os bancos deverão indicar no extrato das cadernetas de poupança qual o volume de recursos depositados que seguirão as regras antigas e o dinheiro que passará a ser corrigido de acordo com as novas regras. Os depósitos na poupança seguem isentos do pagamento do imposto de renda.

Nenhum comentário: