terça-feira, 20 de março de 2012

Recife: transporte público da RMR terá monitoramento via GPS


O transporte público da Região Metropolitana do Recife será profissionalizado. O primeiro passo foi a criação do Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop), que a partir de hoje poderá acompanhar em tempo real o andamento das 385 linhas que circulam nas 14 cidades da RMR. Além do sistema, será votado em abril pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) um regulamento que prevê punição a empresas que tiverem linhas em atraso.
O sistema de monitoramento receberá dados dos GPSs que estão implantados nos cerca de 3 mil ônibus e poderá mensurar em quanto tempo cada veículo irá concluir a viagem no tempo correto e quanto tempo falta para o ônibus passar em cada parada. A partir da demanda gerada pelo GPS, os 50 fiscais contratados vão atuar no local orientando os motoristas sobre congestionamentos e possíveis desvios de rota.
Esse monitoramento também poderá ser feito pelo usuário dos ônibus, que através de SMS receberão no telefone celular informações sobre o tempo que falta para o veículo chegar a determinado ponto. Para isso, será necessário enviar mensagem para o número 49214 com o código PREV mais o número da parada (que deve ser em 6 dígitos) e o número da linha (3 dígitos). O custo é de R$ 0,31, além de impostos. Também estarão disponíveis telas de LCD nos terminais integrados.
De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, será utilizado um sistema de cobrança e fiscalização, para que as empresas se esforcem para cumprir os horários, podendo ser multadas de até R$ 1.182,50 ou perder o direito de concessão de determinada linha. Para isso, será feita uma licitação no início de maio, para formalizar contrato com as empresas. Sendo assim, o sistema de transporte público deixa de ser de permissão e passa a ser regido por contratos de concessão, podendo o Grande Recife cobrar mais eficiência e dando mais segurança para as empresas investirem em estrutura.

Nenhum comentário: