segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Campus Party 2012



Depois de um dia repleto de problemas de organização, o que se tornou uma tônica da edição 2012, após o encerramento o palco principal da Campus Party Brasil 2012 foi tomado por uma competição de Street Fighter, que usava os mesmos projetores que os grandes palestrantes do evento utilizaram ao longo da semana. Em questão de minutos, centenas de campuseiros se reuniram para assistir e gritar - muito - durante a luta.
Em seguida, uma procissão com participantes fantasiados de personagens da saga cinematográfica Star Wars tomou a Arena. Seguidos por centenas de campuseiros, eles subiram ao palco, ao som da trilha sonora da saga, e foram ovacionados pelo público, que foi à loucura.
CP cresceu, mas mulheres ainda são minoria
Os números da Campus Party Brasil 2012, liberados no encerramento oficial do evento, que começou por volta das 21h30 deste sábado, impressionam perante os anos anteriores. Ao todo, foram 7,5 mil campuseiros, tendo 5,5 mil destes se hospedado dentro do Anhembi Parque. No entanto, as mulheres ainda são minoria no evento geek, que, este ano, recebeu investimento total de R$ 18 milhões. Ao todo, 29% dos campuseiros eram do sexo feminino, contra 71% de homens.
Orgulhoso de uma edição que apresentou muitos problemas de segurança, levando a organização a aumentar a equipe durante o evento, Mario Teza, diretor-geral da Campus, subiu ao palco para afirmar que é necessário focar no legado do maior evento geek do planeta. "Nós somos a garagem do Vale do Silício", disse, em referência ao local, na Califórnia, que abriga as principais empresas de tecnologia e internet do mundo. "O Brasil receberá de nós um legado sem tamanho. Falam muito da Copa do Mundo. Mas nós deixaremos uma verdadeira rede social de comunicação", declarou.
Em 2012, foram 40 mil metros de cabo de rede espalhados nos 64 mil m² do pavilhão do Anhembi Parque. Somados a isso, foram 40 mil m de fibra ótica, 15 mil m de fios de rede elétrica, 5.150 Kw/h e 5 mil batismos digitais - evento que introduz a internet pela primeira vez para as pessoas na área Expo da Campus. Além disso, foram 400 atividades com mais de 500 horas de conteúdo aproveitados por 43 caravanas que vieram de 27 estados brasileiros, separados por São Paulo (38,7% do total de participantes), Minas Gerais (9%), Rio de Janeiro (7,6%), Bahia (4,7%), Pernambuco (4,4%) e outros.
A área com maior número de inscritos foi a de Inovação, com 43,4%, seguida da Cultura Digital (23%), Entretenimento Digital (21,3%) e Ciência (12,1%), uma área a que o diretor-geral Mario Teza se referiu como "uma parte que cresce a todo ano, mas que queremos investir mais". Além disso, foram servidos 42 mil kg de comida e 160 mil pessoas visitaram a área Expo do evento, que é aberto ao público geral. Participaram da Campus também pessoas da Espanha, Estados Unidos, Colômbia, Reino Unido, Chile, Alemanha, México, Japão, Itália, Equador e Argentina.
Campus Party 2012
A Campus Party, o maior evento geek do planeta, realizado em mais de sete países, acontece entre os dias 6 e 12 de fevereiro de 2012. A sede é o Pavilhão de Exposições do Anhembi Parque, na zona norte de São Paulo (SP). Pelo quinto ano consecutivo no Brasil, a edição de 2012 já começou batendo recordes: todas as entradas foram vendidas em 22 dias em setembro do ano passado.
Com 7 mil participantes, sendo 5 mil acampados no local, a Campus Party oferece neste ano mais de 500 horas de conteúdo. Os principais nomes desta edição são Michio Kaku, conhecido como o "físico do impossível", Sugata Mitra, pesquisador e professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, Julien Fourgeaud, gerente de produtos e negócios da Rovio e Vince Gerardis, co-fundador da Created By, entre outros.

Nenhum comentário: