sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Peugeot Citroën apresenta triciclo elétrico

A PSA Peugeot Citroën apresentou durante o Fórum da ADEME (Agence de l'Environnement et de la Maîtrise de l'Energie – Agência do Meio Ambiente e da Matriz Energética da França), em Paris, um projeto de veículo denominado de o Veículo Elétrico Leve para a Cidade. O VéLV foi desenvolvido pelo Grupo em colaboração com um consórcio de empresas francesas e um laboratório de pesquisa.
O modelo é um triciclo elétrico para três pessoas, com uma potência de 20 kW e com peso de 650 kg, 100 km de autonomia e 110 km/h de velocidade máxima. Com 7,20 metros de diâmetro de esterçamento, ele consegue indicar, em tempo real, o perímetro de ação do veículo em função de sua autonomia e identificar os postos de recarga acessíveis com a energia disponível.
Esse projeto tem como objetivo limitar a quantidade de energia embarcada, propondo um veículo lúdico que proporcione prazer de dirigir, graças ao motor elétrico e ao seu torque máximo imediatamente disponível, associado a um peso reduzido. O baixo consumo de 85 Wh/km tem um nível equivalente ao deslocamento de uma pessoa viajando de trem. O VéLV também respeita as exigências da regulamentação dos veículos particulares em matéria de segurança passiva.
Este conceito tem como público alvo às frotas empresariais, à locação de veículos, a pessoas que pretendem comprar um segundo carro e a inúmeros clientes particulares que desejam melhorar sua mobilidade na cidade. O VéLV responde aos desafios do futuro dos transportes, concorrendo para o desenvolvimento de sistemas de tração elétrica leves e contribuindo assim com todo o setor de veículos elétricos na França, com o apoio da ADEME.

Nenhum comentário: