segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Nova droga promete destruir o vírus da Aids



Pesquisadores do Laboratório Lincoln, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), testaram uma nova droga capaz de eliminar qualquer célula que esteja infectada por vírus. A medicação ataca um tipo de material genético produzido apenas pelo virus, e funcionaria, em tese, com todos os tipos, incluindo o da Aids.
Em laboratório, foram eliminados 100% das infecções de células humanas e de outros animais com o novo medicamento. Ao todo, a droga foi testada em 15 tipos de vírus, dentre eles, o da gripe, H1N1, poliomielite e dengue.
Os vírus não se reproduzem sozinhos — eles necessitam de uma estrutura celular para se multiplicar. Durante esse processo, um tipo especial de RNA é produzido – o chamado dsRNA, que não existe nos humanos.
As células humanas, como parte normal de seu sistema defesa, produzem uma proteína que se liga ao dsRNA, mandando uma reação em cadeia que impede o vírus de se reproduzir. Entretanto, esse sistema falha inúmeras vezes, pois o vírus consegue bloquear uma dessas etapas de reação.
Inspirada nesse próprio mecanismo, os pesquisadores criaram essa droga, nomeada de Double-stranded RNA Activated Caspase Oligomerizes (DRACOs). Ela une essa proteína especifica ao dsRNA, que induz a morte da célula.

Nenhum comentário: