segunda-feira, 18 de julho de 2011

Submarino nuclear Brasileiro começa a ser construído

A presidente Dilma Rousseff (PT) deu início à construção de submarinos no Brasil na tarde do último sábado. Acompanhada pelo governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e por seis ministros, ela acionou a máquina que corta placas de aço na Nuclebras Equipamentos Pesados (Nuclep), estatal que vai produzir chapas cilíndricas usadas na estrutura dos submarinos.

Ao mencionar o interesse do governo brasileiro pelo domínio da tecnologia nuclear, que será usada na propulsão de um dos submarinos, ela destacou a intenção pacífica. "Nosso interesse é de garantir a segurança de nossas riquezas, de defesa nacional, jamais de ataque", afirmou Dilma.

Em seu discurso, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que, entre outras utilidades, os submarinos servirão para proteger as jazidas de petróleo encontradas no pré-sal. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que em 2008 firmou o acordo com a França responsável pelo projeto e pela construção dos submarinos, foi lembrado por Dilma e por Cabral.

O primeiro aparelho convencional, da classe Scorpène e identificado pela sigla S-BR, deve ficar pronto em 2016. A cada ano e meio seguinte será entregue um dos outros três submarinos convencionais, segundo o planejamento.

Investimento

6,7 bilhões de reais é o valor do acordo estratégico firmado entre Brasil e França em 2008, que prevê transferência de tecnologia francesa para o Brasil construir os submarinos

Nenhum comentário: