sábado, 16 de julho de 2011

Google: será que faz mal para a memória?

Um estudo publicado nesta quinta-feira, 14, na revista Science revelou que os mecanismos de busca, como o Google, e as bases de dados na internet viraram uma espécie de “memória externa” do cérebro.
O estudo, chamado “Google Effects on Memory: Cognitive Consequences of Having Information at Our Fingertips” (“Efeitos do Google na memória: consequências cognitivas de ter a informação nas pontas dos dedos”, em tradução livre), mostra que cada vez mais pessoas não memorizam dados porque acreditam que podem encontrá-los na internet. Apesar de o chamado “efeito Google” reduzir a memória, o estudo ressalta que ele aumenta as habilidades de busca das pessoas.
Dependência da internet
A autora do estudo, a professora Betsy Sparrow, da Universidade de Columbia, em Nova York, explica que a dependência cada vez maior das informações disponibilizadas na internet já vinha sendo apontada por cientistas e educadores, mas até agora poucos estudos confirmavam essa relação.
Mais de 100 estudantes de Harvard participaram da investigação. Após alguns experimentos, descobriu-se que os estudantes que não sabiam responder a questões propostas pensavam automaticamente em seus computadores para obter os dados necessários.
O estudo revelou também que as pessoas nem sempre lembram como obtiveram determinadas informações, mas tendem a se recordar onde encontraram os dados.

Nenhum comentário: