domingo, 29 de maio de 2011

Dicas sobre informática, celulares e web

Celulares

1. Buscar por sinal da rede celular acaba com a bateria do aparelho rapidamente. Desligue seu telefone, ou coloque-o em modo “Avião”, antes de viajar para fora da área de cobertura da sua operadora;

2. Se você viajará para fora do país e não quer voltar com uma conta de smartphone muito cara. Para evitar que isso aconteça, configure o aparelho para que ele pare de checar os e-mails a cada 15 minutos, por exemplo.
Câmeras digitais

3. A dica para não pressionar completamente o botão da câmera elimina o tempo de espera frustrante ao fotografar. Posicione sua câmera para a foto, depois aperte o botão para fotografar até a metade. A câmera apita quando ajustou o foco – esta é a parte em que a pessoa perde tempo. Quando o fotógrafo aperta o restante do botão, a câmera fotografará a imagem imediatamente. Sem tempo de espera;

4. O flash é inútil se o personagem da foto está a mais de 2,5 metros à frente. Neste caso, é melhor desligá-lo. (Isso é para vocês, espectadores de concertos e fãs de futebol);

5. Ao apagar fotos de um cartão de memória por engano, é possível recuperá-las, caso o cartão não tenha sido usado depois. Para isso, basta comprar um software de recuperação de cartões de memória. Há diversos disponíveis para download pela internet.
Aplicativos para smartphone

6. No iPhone, a câmera não fotografa até que o fotógrafo clique no botão disponível na tela. É bom saber isso se o usuário deseja uma foto sem borrões. Com seu dedo pressionando o botão, posicione a câmera para a paisagem a ser fotografada e depois tire o dedo. A câmera fotografará ao tirar o dedo da tela, não ao pressioná-la;
7. No iPhone, Android, BlackBerry e Palm, pressione a barra de espaço no teclado duas vezes no final de uma frase. O teclado encerrará a frase com um ponto, inserirá um espaço e permitirá que o usuário comece a próxima frase com letra maiúscula, sem a necessidade de pressionar outros botões;
8. No BlackBerry, mantenha uma letra pressionada para transformá-la em maiúscula.
Navegação na web
9. Pressione Alt+D para selecionar o endereço existente na barra de URLs de seu navegador web. Sem usar o mouse, apenas digite o endereço do site para acessá-lo;
10. Não é necessário digitar “http://www” em seu navegador. Apenas digite “nytimes.com”. No Safari e no Firefox, é possível omitir também o “.com”. No Internet Explorer, pressione Ctrl+Enter para adicionar “.com” ou Ctrl+Shift+Enter para colocar “.org”;
11. Pressione a barra de espaço para rolar a página web no navegador para baixo. Pressione também a tecla Shift para rolar para cima novamente. (É possível usar também as teclas Page Up e Page Down do teclado);
12. Ao preencher um formulário, não é necessário rolar a barra de opções dos estados, por exemplo, para selecionar o seu. Apenas digite a primeira letra do nome do seu estado, sem usar o mouse. Se errar, basta pressionar a letra correta para que ele mostre os estados com nome iniciado por ela;
13. Se o usuário está tentando colocar um endereço de site muito longo que pode ser confuso para ler (ou que um espaço não suporte, como no Twitter), use um encurtador de URLs, como o Tinyurl ou o Bit.ly. Esses sites gratuitos convertem longos endereços em outros mais compactos.
Edição de texto
14. O usuário pode clicar duas vezes em uma palavra para selecioná-la, em vez de passar o cursor sobre ela. Para selecionar um parágrafo inteiro, clique três vezes sobre ele;
15. Quando o texto estiver selecionado – em um processador de texto ou na barra de endereços do seu navegador – não é necessário apagá-lo antes de escrever. Apenas comece a escrever;
16. O Word cria automaticamente links, palavras em negrito, insere marcadores ou listas numeradas, mas é possível configurá-lo para parar a formatação automática. No Word 2010 (para Windows), vá até a opção Opções do menu Arquivo e depois em Opções de Autoformatação. No Word 2011 (para Mac), abra o menu Ferramentas, clique em Auto-correções e depois em “Auto-formatar conforme escrevo”.
Dicas especiais para Mac
17. Ao comprar um produto pela internet, não desperdice papel para imprimir a confirmação. Em vez disso, escolha a opção Imprimir e depois “Salve em PDF na pasta Web Receipts”. Uma cópia da página em PDF ficará armazenada em seus documentos.
18. É possível visualizar a maioria dos documentos sem abrir um programa para fazer isso. Na área de trabalho, selecione o documento e depois pressione a barra de espaço. Trata-se de uma forma fantástica de pré-visualizar fotos, mas também ótima para documentos do Office, PDFs, filmes, músicas, entre outros.
19. Pressione Comando + Delete para jogar o item selecionado na lixeira.
Dicas especiais para Windows

20. Quando o usuário quer enviar um arquivo para outra pessoa, clique com o botão direito neste ícone. A partir do menu, selecione “Enviar por e-mail”. O Windows cria uma mensagem de e-mail automaticamente com o arquivo em questão anexado. Se for uma foto, o Windows sugere que o usuário reduza seu tamanho para enviar por e-mail;

21. Sempre se perguntou qual a função da tecla com o logotipo do Windows em seu teclado? Pressione ela junto com F para buscar algo, com D para ver a área de trabalho, com L para bloquear a sessão ao sair da mesa, entre outras.

22. É desnecessário pagar por um software de antivírus e anti-spyware todo o ano. A Microsoft oferece um programa bom para segurança que é de graça.

Este é pelo menos um começo. Espero que seu conhecimento sobre tecnologia esteja um pouco menos limitado.

Nenhum comentário: