quinta-feira, 17 de março de 2011

Cibercriminosos: todo cuidado é pouco



Os cibercriminosos já se aproveitam do terremoto no país para atingir os internautas interessados em acompanhar a tragédia. De acordo com a empresa Symantec, já há spammers se passando por instituições de ajuda humanitária, organizações governamentais ou pedem contribuições pessoais. 
A empresa identificou uma série de golpes por correio eletrônico, por exemplo, com mensagens marcadas como URGENTE, pedindo “ajuda de prevenção” ou phishing solicitando doações para a recuperação das populações atingidas pelo terremoto e pelo tsunami. Além do spam, nas primeiras horas depois do tsunami, os pesquisadores da Symantec localizaram mais de 50 domínios com nomes de “Tsunami no Japão” ou “Terremoto no Japão”. Esses domínios estão reservados, disponíveis para venda ou estão vinculados a supostos sites sobre o terremoto que pode ser utilizados para ataques de phishing e spam.
A Symantec também identificou a clássica mensagem 419 associada à catástrofe do Japão. A mensagem traz uma história falsa sobre um “familiar próximo” que pretende pagar um milhão de dólares para uma vítima do terremoto ou do tsunami. Não é a primeira vez que cibecriminosos se aproveitam de tragédias.
A Symantec observou um aumento repentino de ataques maliciosos na forma de anexos ou arquivos .zip em mensagens de spam enviadas por criminosos em busca de dinheiro, além de "link-jacking" em redes sociais e outras tragédias. Todo cuidado é pouco!

Nenhum comentário: