sábado, 26 de fevereiro de 2011

CRIANÇAS: desafiam bloqueio de sites



Se cuidar de crianças já é complicado com as ameaças on-line se multiplicando, a curiosidade delas parece piorar o quadro. A cada minuto, 3.000 crianças tentam acessar sites bloqueados pelos pais em todo o mundo -em sua maioria, endereços de conteúdo pornográfico.

O levantamento foi feito pela empresa de segurança Kaspersky entre os usuários de seus programas; os dados foram anunciados na semana passada.




A empresa mapeou os horários em que a curiosidade parece aguçada: no mundo, o final da noite e o início da madrugada são os picos de tentativas de acesso a sites bloqueados e, na América Latina, o ponto mais alto das tentativas é no final da tarde.

Pesquisa realizada pela McAfee no final de 2010 também aponta comportamento perigoso por parte dos adolescentes brasileiros -de 13 a 17 anos.

O estudo mostrou que, entre as principais atividades dos jovens na internet, está o compartilhamento de informações pessoais com desconhecidos, com quem conversam em salas de bate-papo.

ATITUDES

Algumas atitudes simples podem ajudar os pais na hora da prevenção.

No âmbito das configurações do próprio computador, os pais devem criar perfis diferentes no acesso ao Windows para cada usuário da casa -restringindo a liberdade em alguns casos. Não é recomendável, por exemplo, dar permissões de administrador para crianças.

Também é importante colocar senhas em pastas com algumas imagens que possam oferecer risco à criança ou ao adolescente. "Hoje em dia as crianças colocam tudo na rede. Elas têm perfis em redes sociais e colocam fotos com o uniforme da escola ou que mostram a região onde elas moram", afirma José Matias Neto, da McAfee.

Nenhum comentário: