sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Moto de três rodas


Julien Rondino, um "designer" apaixonado pelo mundo motorizado, desenvolveu uma moto de três rodas em linha. Este é um dos projetos que mais impressionou aqueles que gostam de motos nos últimos tempos.
O funcionamento desta nova moto é complexo, tendo como grande vantagem o aumento em 50% do contacto com o asfalto, sem perder, segundo o seu idealizador, a agilidade que se pretende de uma moto, que a roda dianteira e a de tração (a do meio) estão muito próximas.



O sistema funciona com base no motor de uma KTM Superduke, unidade que foi montada de forma invertida para ocupar menos espaço na zona traseira e poder ter a roda mais próxima da dianteira. 
A roda da frente é a direcional, possuindo no seu centro um sistema de direção com funcionamento semelhante ao utilizado na Tesi da Bimota ou na GTS da Yamaha.
A roda central é a que tem a função de tração, passando a energia do motor ao solo. A roda traseira tem apenas a função de dar maior estabilidade ao conjunto, garantindo o contacto extra com a estrada. Esta é também uma roda direcional, mas que não se encontra ligada à direção. 

Em vez disso o sistema segue a tendência natural do movimento da moto, com um amortecedor para suavizar a sua ação. Nesta moto todas as rodas possuem suspensão independente, garantindo um perfeito funcionamento do conjunto.

Nenhum comentário: