sábado, 18 de dezembro de 2010

PARIS LANÇARÁ CARROS ELÉTRICOS


  O transporte de Paris se prepara para receber, no ano que vem, 3 mil carros "ecológicos" para "melhorar a qualidade de vida" e combater a poluição. Denominada Autolib, esta operação, que estreará em outubro de 2011, será "algo inédito no mundo nesta escala", disse o prefeito de Paris, o socialista Bertrand Delanoë, que previu uma "revolução" para as grandes cidades.

"É uma mudança radical na concepção humana da cidade", disse o prefeito, ao anunciar que o grupo francês Bolloré havia ganhado o contrato para operar a Autolib, que funcionará em Paris e outras 40 cidades francesas.

A Bolloré deverá fornecer carros elétricos – 3 mil inicialmente -, que vão funcionar com baterias de lítio recarregáveis, com uma autonomia de 250 quilômetros, informou a promotoria.

A Autolib contará com cerca de mil estações - 700 delas em Paris -, onde o motorista poderá retirar e devolver os carros.

"Houve algumas experiências, em pequena escala, mas o que uma grande metrópole mundial se lance neste desafio, nesta escala, é algo inédito em escala mundial", destacou.

"Acredito que isto será uma revolução eficaz que vai melhorar nossa qualidade de vida e, talvez, as relações entre os cidadãos", reafirmou Delanoë.

Paris adotou alguns anos atrás pela a operação Vélib, que pôs à disposição do público milhares de bicicletas que poderiam ser alugadas em estações. 

Nenhum comentário: