quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Usar laptop pode reduz a fertilidade masculina


Usar um laptop no colo, como o nome da máquina sugere ("lap" em inglês significa "colo"), pode não fazer bem à saúde reprodutiva masculina, de acordo com um estudo, que confirma uma pesquisa anterior sobre o assunto.

E há pouco que se possa fazer quanto a isso, além de usar a máquina sobre uma mesa, diz Yelim Sheynkin, urologista da Universidade do Estado de Nova York, nos Estados Unidos, e coordenador do estudo publicado pela revista Fertility and Sterility.

No estudo, termômetros foram usados para medir a temperatura dos escrotos de 29 jovens que tinham laptops apoiados sobre os joelhos. Mesmo com um suporte embaixo do computador, essa região do corpo dos participantes se superaqueceu rapidamente, diz o pesquisador.

– Depois de apenas dez ou 15 minutos, a temperatura já está acima do que consideramos seguro, mas os homens nem percebem.

Sob circunstâncias normais, os testículos ficam alguns graus mais frios que o restante do organismo, o que é necessário para produção de esperma. Pesquisas anteriores já demonstraram que aquecer o escroto em mais de 1ºC é o bastante para danificar os espermatozóides. Ainda que fatores gerais de saúde e estilo de vida, como nutrição e uso de drogas, possam afetar a saúde reprodutiva, usar calças jeans e cuecas apertadas não são fator de risco, porque as pessoas se movimentam quando as usam. Mas apoiar um laptop sobre os joelhos, no entanto, exige manter as pernas imóveis e fechadas. Depois de uma hora nessa posição, os pesquisadores constataram que a temperatura dos testículos sobe 2,5ºC.

Um suporte para o laptop mantém a máquina mais fria e impede transferência de calor à pele, mas Sheynkin alertou que isso não ajuda muito a refrigerar os testículos e pode oferecer uma falsa sensação de segurança.

Nenhum comentário: