segunda-feira, 19 de julho de 2010

Estudo pode explicar o envelhecimento

Brooke Greenberg é uma menina de 17 anos. Mas algo nela chamou muito a atenção dos cientistas: com 17 anos, ela tem um corpo de um bebê de 1 ano, e se comporta como tal. A menina está ajudando em estudos sobre os genes que nos faz envelhecer.

"Ela pode ter uma mutação genética dos genes que controlam sua idade e seu desenvolvimento, como se ela tivesse congelado no tempo. Se pudermos comparar seu genoma, seremos capazes de descobrir os genes e saber exatamente como agem e como podem ser controlados" - diz Richard Walker, líder do estudo. A teoria é que o envelhecimento é controlado por uma pequena quantidade de genes e entendê-los pode abrir possibilidades para terapias que retardam o envelhecimento e melhoram a qualidade de vida.

Brooke vive no EUA,junto dos seus pais e suas três irmãs. Ela ainda não aprendeu a falar ou a caminhar, não tem dentes, mas os pais dizem que ela se comunica do seu jeito,de modo que eles conseguem entender a filha.Ela já sofreu convulsões e problemas respiratórios, o que leva os cientistas a pensarem que talvez ela esteja envelhecendo.

O cientista diz que, se conseguirem identificar esse gene mutante pelo DNA da menina, podem fazer testes em laboratório para retardar ou acelerar o envelhecimento, e até descobrir o por que de sermos mortais.

Nenhum comentário: