sábado, 10 de abril de 2010

Finlândia
Fim das cartas escritas

O correio da Finlândia iniciará no dia 12 um serviço que poderá tornar as cartas escritas em papel uma relíquia.

Sob alegações ecológicas, combater a emissão de gás carbônico, e também econômicas, redução do número de carteiros, o correio, segundo o jornal inglês The Telegraph, decidiu escanear a correspondência. O serviço inicialmente é voluntário e funcionará de maneira experimental.

As imagens escaneadas serão arquivadas numa caixa postal digital e então um código de acesso será enviado via e-mail ou mensagem de texto de celular ao destinatário da carta, que poderá então acessá-lo.

De acordo com Itella, a estatal que administra os correios finlandeses, o processo é "altamente automatizado" e o escaneamento das cartas, feito com "premissas especiais e seguras".

"É totalmente diferente de um e-mail. É mais comparável a um banco pela internet ", disse Tommi Tikka, diretor da Itella. A idéia tem causado grande controvérsia no país, já que - ainda que voluntariamente - se trata de violar a privacidade da correspondência. No entanto, Tikka garante que o serviço mantém a correspondência confidencial ao não manter cópias: "Nossos funcionários não leem as cartas".

A experiência começará no dia 12 com 126 moradores e 20 empresas de Antilla, um povoado próximo à cidade de Porvoo, que aceitaram voluntariamente ter a correspondência escaneada até o final do ano. As cartas, depois de digitalizadas, continuarão a ser entregues da maneira antiga, mas os carteiros diminuirão a freqüência da visitas às casas para duas vezes por semana. "É apenas um experimento. Nós não sabemos ainda se no fim do ano haverá aspectos que possam ser aplicados amplamente", disse Tikka.

Nenhum comentário: