sexta-feira, 9 de abril de 2010

10 milhões de mini big-bangs em uma semana


Em apenas uma semana, o Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), equipamento produzido pelo Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), produziu cerca de 10 milhões de mini-Big Bangs. A operação, que hoje chegou ao seu 11º dia, tem como objetivo descobrir segredos do Universo: 95% de sua composição ainda não é conhecida pela ciência.

"Tudo parece estar muito bem", elogiou James Gillies, porta-voz do Cern. "Estamos recolhendo uma série de informações que serão analisadas em laboratórios de todo o mundo. Os estudos prosseguirão por meses ou até anos, para conseguirmos novas revelações."

Os feixes de partículas são lançados a uma energia recorde de 7 trilhões de elétron volts (7 TeV) em um túnel oval de 27 quilômetros de circunferência, construído pelo Cern embaixo da terra, na fronteira entre França e Suíça. Hoje, a estrutura produz cerca de 100 colisões por segundo, mais do dobro do que era registrado inicialmente.

O choque de partículas cria simulações, em uma escala minúscula, do que teria ocorrido um trilionésimo de segundo após o Big Bang, o evento que, 13,7 bilhões de anos atrás, teria originado o cosmos. A análise da atuação das partículas revelaria, entre outros mistérios, como surgiu a matéria escura e se existem mais dimensões, além das quatro já conhecidas.
Leia mais aqui

Nenhum comentário: