segunda-feira, 1 de março de 2010

Censo poderá ser respondido pela internet

O Censo Demográfico do IBGE traz uma novidade neste ano. Pela primeira vez, os brasileiros que não responderem ao questionário ou não forem encontrados pelos recenseadores em casa, poderão preencher um formulário pela internet para fornecer os dados para a pesquisa.



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ressaltou, no entanto, que a nova ferramenta não acaba com as tradicionais visitas de servidores do órgão aos domicílios da população.

"A opção de responder pela internet será utilizada quando os moradores não estiverem disponíveis para que possam fornecer as informações necessárias com maior comodidade", explicou o diretor-executivo do IBGE, Sérgio Côrtes. "O trabalho do recenseador, ainda assim, é importante para garantir a identificação e o cadastro dos domicílios."

A coordenadora operacional dos censos do IBGE, Maria Vilma Garcia, explicou que, caso não seja encontrado ou se recuse a atender aos pesquisadores do Instituto, o morador receberá uma carta com um código numérico e terá até 10dias para preencher um formulário no site do órgão. "Fizemos testes e não constatamos nenhuma diferença entre as respostas que foram dadas pessoalmente e as que foram transmitidas através da internet", disse a coordenadora Maria Vilma.

O questionário do censo também passou por mudanças para incluir questões que ajudem os governos a desenvolver políticas de investimento mais direcionadas. Entre estas mudanças, O IBGE vai perguntar aos entrevistados, por exemplo, o tempo de deslocamento que ele leva da sua casa até o local de trabalho ou estudo, com o objetivo de identificar possíveis deficiências na infraestrutura de trânsito no país. Outros novos itens nos formulários dos recenseadores são o uso da internet e do telefone celular no domicílio, o idioma falado pelos povos indígenas e a emigração internacional para calcular o número de brasileiros que vivem hoje no exterior.
Leia mais aqui

Nenhum comentário: