domingo, 6 de dezembro de 2009

O ranking das empresas que desrespeitam a lei do call center

O governo divulgará hoje u ranking que deixará os consumidores de alma lavada e as grandes empresas vermelhas de vergonha - além de passarem a ter um problemão de imagem pela frente.

Trata-se de um extenso levantamento sobre as queixas dos consumidores em relação ao atendimento nos call centers, regulamentado exatamente um ano atrás, com a Lei dos SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).

Os destaques (negativos, evidentemente) são as empresas de telefonia celular e fixa (mais de 50% de todas as queixas vem desse setor), o desempenho ruim do Itaú Unibanco (no setor financeiro) e da Gol, no transporte aéreo (a empresa soma 83% das reclamações do setor).

Segue a lista preparada pelo Sistema Nacional de Proteção ao Consumidor:

RANKING GERAL POR SETOR

Telefonia Celular 29,60% das queixas
Telefonia Fixa 24,21%
Cartão de crédito 20,04%
Bancos 9,28%
TV por assinatura 4,79%

CELULAR

Oi 33,00%
Claro 30,57%
TIM 20,26%
Vivo 15,87%

TELEFONIA FIXA

Oi 68,98%
GVT 10,87%
Embratel/Net 9,98%
Telefonica 6,89%

CARTÃO DE CRÉDITO

Itaú Unibanco 29,34%
Citibank 20,34%
IBI 11,03%
Banco do Brasil 4,81%

BANCO

Banco do Brasil 24,55%
Itaú Unibanco 13,10%
CEF 12,11%
Bradesco 10,87%

TV POR ASSINATURA

NET 68,50%
Sky 22,20%

FINANCEIRA

Itaú Unibanco 17,91%
BMG 11,40%
HSBC 10,47%
Bradesco 10,28%

SEGURADORA

Itaú Unibanco 17,09%
Bradesco 7,79%
SulAmérica 6,33%

ENERGIA ELÉTRICA

Celpe 14,63%
Cemig 13,19%

PLANO DE SAÚDE

Unimed 22,46%
Medial 6,92%
Golden Cross 6,42%

COMPANHIA AÉREA

Gol 83,03%
TAM 11,52%
WebJet 1,82%

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