domingo, 1 de novembro de 2009

Petrobras confirma acordo com PDVSA para construção de refinaria

A Petrobras confirmou nesta sexta-feira que foi fechado o acordo com a PDVSA para a sociedade na construção e operação da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. A Petrobras terá 60% do negócio, com os 40% restantes para a estatal venezuelana.



As duas empresas já haviam acertado a parceria de modo informal, mas a oficialização da nova empresa que vai ser responsável pela refinaria esbarrava em discordâncias entre as partes. Uma delas era a respeito do valor que seria pago pelo petróleo venezuelano, que abastecerá 50% da refinaria. A metade restante será oriunda da produção da Petrobras na bacia de Campos.



A refinaria é umas das 41 obras do governo que o TCU (Tribunal de Contas da União) recomendou ser paralisada, por suspeita de irregularidades. No caso de Abreu e Lima, o TCU apontou possibilidade de superfaturamento, já que o custo da obra, atualmente em US$ 12 bilhões, era de US$ 4 bilhões no início do projeto.



Segundo a Petrobras, a inflação dos custos em função do aquecimento do mercado e a apreciação do real foram responsáveis pelo aumento do valor da obra. Abreu e Lima terão capacidade para refinar até 230 mil barris/dia de petróleo.



'Petrobras e PDVSA darão andamento aos procedimentos formais para a constituição da sociedade no Brasil. A refinaria Abreu e Lima é um importante projeto para a integração energética sul-americana', informou a Petrobras, em comunicado.
Leia mais aqui

Nenhum comentário: