sábado, 31 de outubro de 2009

O objeto mais distante da Terra


A luz de uma estrela que explodiu há 13 bilhões de anos passou a ser o objeto astronômico mais distante já observado da Terra, segundo artigo publicado nesta quarta-feira (28) na revista Nature.

As características desta explosão de raios gama mostram que as estrelas "maciças" (aquelas que têm um tamanho superior a oito massas solares ou 2,6 bilhões de vezes a massa da Terra) se formaram "apenas" 630 milhões de anos depois do Big Bang.

Duas equipes de astrônomos lideradas pelos professores Nial Tanvir, da universidade de Leicester (Inglaterra), e Rubén Salvaterra, da universidade Milano-Bicocca (Itália), são os autores deste estudo.

As equipes identificaram, por meio da medição das ondas de luz e de outras radiações eletromagnéticas, que a explosão ocorreu quando o universo tinha menos de 5% de sua idade atual.

O recorde anterior pertencia a uma galáxia cuja luz apresentava um desvio para o vermelho de 6,96, o que significa que era 150 milhões de anos mais jovem do que a descoberta agora.

A idade desta estrela detectada recentemente abre espaço para uma era cosmológica que não seria acessível à observação, a qual teria chegado ao fim há 800 ou 900 milhões de anos após o Big Bang.

Nenhum comentário: