sábado, 24 de outubro de 2009

Células ganham exposição em Londres

Imagens de alta definição de células e microorganismos obtidos em pesquisas científicas são exibidas em uma galeria de arte de Londres, na Inglaterra




























A Wellcome Collection, uma galeria de Londres cujo objetivo é retratar a evolução da ciência e da medicina ao longo dos anos, divulgou na noite de quarta-feira (14) os vencedores de 2009 do Prêmio Wellcome Image, entregue para as imagens cientifica e esteticamente mais significativas obtidas pela galeria nos últimos 18 meses.

Entre os vencedores estão 13 cientistas e artistas que produziram imagens impressionantes de células, medicamentos, sementes, ossos e embriões, entre outras, usando métodos de alta precisão, como microscópios eletrônicos, que em vez de luz utilizam feixes de elétrons para formar as imagens.

Em entrevista ao canal britânico BBC, Mark Walport, diretor do Wellcome Trust, controlador da galeria, disse que a exposição “leva a ciência ao público e mostra como esses objetos são bonitos”. “Para o cientista, mostra a importância de olhar para as pequenas coisas, pois se você pde ver a estrutura, consegue imaginar como ela funciona”, afirmou.

De acordo com Walport, o indiano Venkatraman Ramakrishnan, que este ano foi um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Química por identificar o funcionamento dos ribossomos na leitura das moléculas de DNA e consequente produção de proteínas, foi um dos premiados no Wellcome Image de 2008 por uma foto desta estrutura.

Nenhum comentário: